O Instituto Canoa

Somos uma organização sem fins lucrativos criada em 2017 com a missão de fomentar a formação de professores de excelência no país, com foco na aprendizagem equitativa em sala de aula. Atuamos em parceria com o Lemann Center de Stanford, instituições de ensino superior e redes públicas de educação para implementar o PED Brasil, um programa de formação de professores em serviço oferecido a professoras e professores da rede pública em diversas localidades espalhadas pelo país.

Princípios que sustentam
o nosso trabalho

Uma educação de excelência deve ser uma educação para a equidade.

Acreditamos que não é possível uma educação de excelência que não seja uma educação para a equidade e justiça social. Assim, uma educação de excelência deve, necessariamente, considerar os contextos locais e ser antirracista, feminista, anticapacistista e anti-LGBTQIA+fobia.

A profissão docente avança quando há diálogo entre a pesquisa e a prática.

Buscamos estratégias que foram testadas e documentadas com rigor, e as modelamos, reconhecendo especificidades de cada contexto.
Valorizamos atitudes humildes e questionadoras e enxergamos a teoria e a prática em relações de diálogo constante.

Aprendemos melhor em comunidade.

Enxergamos a escola e a sala de aula como sistemas sociais, em que o vínculo e as relações são base para o crescimento individual e coletivo.
Acreditamos no poder da criação de comunidades de aprendizagem e da cultura escolar para a construção de sentido e pertencimento.

A educação é vetor para redução de desigualdades sociais. Pode ser promotora de equidade e justiça social.

A nossa busca por equidade começa dentro da própria sala de aula, com uso de práticas que favorecem a participação de todos os estudantes e promovem o acesso a conteúdo de alta complexidade. Os estudantes são recursos uns para os outros e se beneficiam mutuamente quando interagem em discussões, devolutivas entre pares e trabalhos em grupos.

Nosso Time

+

Nossos parceiros