Encontros Formativos

Realizamos formações de professores em parceria com redes públicas e particulares e com técnicos de secretarias de educação, de acordo com necessidades locais. Os temas incluem gestão da sala de aula, trabalho em grupo, planejamento, avaliação, didática de ciências e matemática, entre outros.

2021

ESCOLA DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE — SME/RJ

Nos dias 20 e 27 de outubro de 2021, a convite da professora Priscila Resinentti, que faz parte da equipe da Gerência de Formação, o Instituto Canoa promoveu uma oficina remota sobre o tema “Pontos fortes e escuta ativa para uma devolutiva produtiva” com 23 docentes e gestoras da Escola de Formação Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Nesses dois encontros, César Simões e Mila Molina propuseram reflexões acerca das diferenças entre evidência e inferência, além da importância de se notar pontos fortes e ter uma escuta ativa para uma devolutiva produtiva. A oficina, muito inspirada na mentoria do currículo clínico do PED Brasil, contou com proveitosos momentos de trocas, análise de vídeo e prática de devolutivas, como também de trabalho em grupo.

ESTUDANTES DO PIBID DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Nos dias 23 de setembro e 14 de outubro de 2021, o Instituto Canoa realizou encontros remotos com a turma do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Química do Instituto Federal Catarinense (IFC) à convite da professora e integrante da Rede PED Anelise Grünfeld de Luca. Francielle Santos, Kaique Menezes, Luana Hallai e Rachel Araújo dialogaram com os estudantes do programa sobre a importância do professor na luta antirracista e na construção de salas de aula equitativas, democráticas e de excelência. As estudantes foram convidadas a fazer um levantamento sobre as práticas antirracistas nas escolas que acompanham e a pensar estratégias pedagógicas de combate ao racismo no ensino de ciências naturais.

ESCOLA DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE — SME/RJ

No dia 14 de agosto de 2021, o Instituto Canoa ministrou uma oficina remota sobre “Planejamento Reverso” para estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica. No encontro, César Simões, Fernando Carnaúba e Guilherme Desiderio discutiram sobre os conceitos e estágios do planejamento reverso, e convidaram os estudantes a analisarem em grupos um exemplo de planejamento de uma sequência de aula sobre o Teorema de Pitágoras. Ao final, os estudantes também compartilharam suas experiências nas escolas que acompanham e fizeram um exercício de pensar sobre o que gostariam que os estudantes compreendessem sobre o tema que o professor está trabalhando em suas escolas e como os estudantes poderiam demonstrar que aprenderam aquilo que foi proposto.

2020

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED

Ao longo do segundo semestre de 2020, o Instituto Canoa, em parceria com o Movimento Profissão Docente, desenvolveu um curso de formação voltado aos formadores e formadoras das Secretarias Estaduais de Educação que fazem parte da Frente de Trabalho de Formação Continuada do CONSED. O curso teve o objetivo de apoiar a construção de programas de formação com base em um conjunto de habilidades elencadas na BNC-Formação Continuada, com foco na equidade e na heterogeneidade em sala de aula, por meio da colaboração e da utilização de estratégias de aprendizagem centradas no estudante.

Com a participação de 50 formadores e formadoras das Secretarias Estaduais de Educação de 10 estados, o curso promoveu 8 encontros síncronos, nos quais as equipes de todas as secretarias envolvidas participaram de forma ativa. A formação também contou com encontros de mentoria, nos quais o Instituto Canoa prestou apoio individual às equipes para a criação de planos de formação, tendo como objetivo a implementação futura em suas localidades.

ENSINA BRASIL

O Ensina Brasil é um programa de desenvolvimento de lideranças para a educação que realiza anualmente a formação presencial intensiva de integrantes de novas turmas. Em janeiro de 2020, o Instituto Canoa apoiou esse momento de formação com oficinas sobre as implicações da visão da sala de aula como um sistema social e sobre alguns aspectos de gestão e organização da sala de aula. Entre os temas abordados, discutimos sobre o planejamento de arranjos físicos condizentes com objetivos planejados, os fatores envolvidos na motivação dos estudantes, o planejamento intencional do trabalho em grupo e a equidade em sala de aula.

2019

REDE MUNICIPAL DE SÃO ROQUE/SP

Em 2017, 2018 e 2019, o Instituto Canoa firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Roque/SP para promover encontros formativos com os professores da rede pública, dentro de suas cargas horárias destinadas às horas de aperfeiçoamento profissional. As formações versaram sobre os temas de gestão da sala de aula e de planejamento do trabalho em grupo. Os professores que participaram dos encontros comentaram que:

“Na troca de experiências pude compartilhar situações sobre os estudantes que muitas vezes não conseguia resolver, por exemplo, a indisciplina”.

“Aprendi que muitos aspectos da gestão da sala de aula dependem unicamente do professor”.

“Aprendi que a gestão em sala pode ser mais produtiva sendo mais clara e objetiva”.