Conheça os projetos
que desenvolvemos no Canoa

PED Brasil

O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em ensino de matemática ou ciências naturais (STEM) para professoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O programa é uma iniciativa da parceria entre o Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa e é oferecido por instituições de ensino superior em parceria com secretarias de educação municipais e estaduais de diferentes regiões brasileiras.

Oficina de férias de ciências e matemática

Em parceria com a Associação Amigos e Amigas da Estação Maylasky, realizamos oficinas de férias de ciências e matemática com estudantes da rede pública de São Roque/SP.

Com atividades criativas, abertas e engajadoras, a oficina também contribui para a melhoria da aprendizagem de ciências e matemática dos estudantes.

Residência pedagógica - CO.LETIVO

O CO.LETIVO foi o nosso programa piloto de residência pedagógica, oferecido em 2019. Residentes têm uma imersão dentro da sala de aula de seus mentores, observando, planejando, conduzindo atividades e recebendo devolutivas. O piloto foi documentado em detalhes, para que seus aprendizados possam servir de apoio para universidades interessadas em realizar programas de residência pedagógica.

Lesson Study

Trabalhamos com escolas públicas na disseminação da prática formativa de estudo de aula (lesson study), metodologia de formação de professores desenvolvida no Japão com foco na matemática e hoje presente em diversos países do mundo.

Encontros formativos com estudantes, professores e técnicos de Secretarias

Realizamos formações de professores em parceria com redes públicas e particulares e com técnicos de secretarias de educação, de acordo com necessidades locais. Os temas incluem gestão da sala de aula, trabalho em grupo, planejamento, avaliação, ensino de ciências e matemática, formação de professores, entre outros.