PED BRASIL

O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em ensino de matemática ou ciências naturais (STEM) para professoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Iniciativa da parceria entre o Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa, o programa é coordenado pela Professora Rachel Lotan, ex-diretora do Stanford Teacher Education Program (STEP). O curso é oferecido por instituições de ensino superior em parceria com secretarias de educação municipais e estaduais de diferentes regiões brasileiras.

O currículo do PED Brasil é inspirado nos princípios do STEP e adaptado ao contexto brasileiro. Tem raízes em anos de estudos sobre características de formação de professores de alta qualidade e práticas pedagógicas eficazes, e consiste em dez módulos que incluem aulas, tarefas, leituras e atividades em sala de aula que enfatizam a conexão entre a teoria e a prática.

A Rede PED

Atualmente, 22 instituições participam da rede do programa. Após a entrada na rede, as instituições envolvidas também passam a colaborar no próprio desenho do programa e em sua governança institucional.

  • {{cada.nome}}
* Os DRs (Departamentos Regionais) são pólos de implementação do PED Brasil pelo Centro SESI de Formação em Educação, do Departamento Nacional do SESI.

Saiba mais sobre o currículo detalhado do curso de especialização, o histórico das turmas, detalhes do programa de formação de formadores e da Rede PED no site do PED Brasil. Conheça mais sobre o programa em:

www.pedbr.org