Lesson Study

Trabalhamos com escolas públicas na disseminação da prática formativa de estudo de aula (lesson study), metodologia de formação de professores desenvolvida no Japão com foco na matemática e hoje presente em diversos países do mundo.

O estudo de aula consiste na criação de grupos de planejamento coletivo entre professores de uma mesma escola, que culmina com a produção de uma sequência didática e a realização de uma “aula pública”. Na aula pública, colegas de trabalho e especialistas assistem à implementação de uma das aulas da sequência didática criada pelo grupo. Logo após a aula, o grupo de professores e especialistas se reúne para discutir como os estudantes interagiram com as atividades planejadas para a aula. O foco da discussão é, portanto, a interseção entre o planejamento e o contexto real da sala de aula em que o plano foi implementado. Nesta perspectiva, o plano de aula e as produções das estudantes constituem uma base de informações reais que ancoram a discussão sobre como se ensina e aprende um tópico específico da matemática.

Em 2019, apoiamos professores das escolas EMEF Maria José Ferraz Schoenacker e EMEF Professor Tibério Justo da Silva, em São Roque/SP, na realização de ciclos de estudos de aula. O projeto surgiu de uma parceria com a Fundação Lemann, que viabilizou a vinda para as aulas públicas do professor e pesquisador Dr. Akihiko Takahashi, autor de livros didáticos japoneses e especialista em estudos de aula.

Crédito: Akihiko Takahashi