OFICINA DE FÉRIAS
DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Desde 2018, o Instituto Canoa realiza oficinas de férias de ciências e matemática com estudantes da rede pública do município de São Roque/SP. As oficinas têm duração de duas semanas e são promovidas em parceria com o Departamento de Educação da cidade e a Associação Amigos e Amigas da Estação Maylasky, um espaço cultural em que são realizados diferentes projetos com a comunidade.

A oficina tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem de matemática e de ciências por meio de atividades criativas, abertas e engajadoras. Ao longo dos encontros, os estudantes resolvem problemas, elaboram hipóteses e conjecturas, criam explicações e participam de discussões científicas e matemáticas.

Além disso, as atividades propostas são planejadas para favorecer a interação. Por isso, nos encontros os estudantes sempre trabalham colaborativamente em grupos heterogêneos.

A teoria que embasa o desenho e desenvolvimento das atividades é a metodologia do Ensino para Equidade (Complex Instruction), desenvolvida pelas pesquisadoras Elizabeth Cohen e Rachel Lotan da Universidade de Stanford, que propõe estratégias para promover salas de aula equitativas.

Impacto

Melhora no desempenho escolar

Em parceria com o Departamento de Educação de São Roque/SP, avaliamos o impacto da oficina de férias de 2017 na aprendizagem de matemática com base em dados de desempenho escolar dos estudantes. Foram considerados os dados de 89 alunos matriculados em quatro turmas de 6º anos em 2017 na escola pública municipal parceira do projeto, dos quais 18 participaram regularmente da oficina. Os resultados indicam que após participarem da oficina, os estudantes passaram a ter um desempenho melhor nas avaliações do ano letivo de 2018 quando comparados aos seus colegas de turma.

Matemática

Nota final dos alunos no ano escolar

  • O grupo de estudantes participantes tinha desempenho inferior aos demais estudantes da sua turma antes da oficina (2017).
  • Após a oficina, os estudantes tiveram um significativo aumento de suas notas, passando a superar o desempenho de seus colegas que não participaram da oficina (2018).
  • O impacto final da oficina sobre a nota de matemática foi estimado em 0,33 desvios padrão, com base no método de análise de Diferenças-em-diferenças, em que as notas de Língua Portuguesa foram usadas como controle estatístico adicional.

Aumento das crenças de auto eficácia

Na edição de 2020 da oficina, os estudantes responderam, no início e ao final da oficina, o quanto concordavam com a seguinte afirmação: “Se eu me esforçar, posso aprender bastante e ir bem em matemática na escola”.

Essa medida diz respeito às crenças de autoeficácia, um dos fatores que compõem os mecanismos psicológicos da motivação do estudante e diz respeito à confiança na capacidade pessoal para organizar e executar certas ações. Após a oficina, foi possível observar um aumento do número de estudantes que passaram a concordar com essa afirmação.

Se eu me esforçar, posso aprender bastante e ir bem em matemática na escola!

SAIBA MAIS DETALHES DAS EDIÇÕES DA OFICINA