Formação de professores
se faz em rede

O Instituto Canoa é uma organização sem fins lucrativos criada com a missão de fomentar a formação de professoras e professores de excelência no país.

Trabalhamos em parceria com escolas, universidades e secretarias de educação sobre 3 pilares de atuação:

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

Desenvolvemos programas de formação com docentes universitários e professores da rede básica com foco na aprendizagem equitativa em sala de aula

PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO

Trabalhamos para que professores tenham acesso às melhores práticas e à base de conhecimento científico sobre ensino e aprendizagem disponível no Brasil e no mundo

REDE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Contribuímos para a qualificação de políticas públicas de formação de professores por meio da rede de docentes e professores do PED Brasil.

PED Brasil

O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação lato sensu em ensino de matemática ou ciências naturais para  professores da Educação Básica, oferecido por uma rede de universidades de excelência em todo o país.

É desenvolvido em parceria entre o Centro Lemann de Stanford e o Instituto Canoa e inspirado nos princípios do Stanford Teacher Education Program (STEP).

Oficina de férias
de ciências e matemática

Em parceria com a Associação Amigos e Amigas da Estação Maylasky, realizamos oficinas de férias de ciências e matemática com estudantes da rede pública de São Roque/SP.

Com atividades criativas, abertas e engajadoras, a oficina contribui para a melhoria da percepção de autoeficácia e aprendizagem de ciências e matemática dos estudantes.

Atividades para a sala de aula

Desenvolvemos atividades de matemática alinhadas à BNCC para o trabalho em grupo que estimulam a interação, a investigação e a criatividade dos estudantes, refletindo uma visão de ensino em que todas as pessoas são capazes de aprender e fazer matemática.